Exercícios para idosos em grupo

A atividade física é importante para todos, principalmente para quem está na melhor idade. Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para a saúde, melhorando a qualidade de vida.

Segundo uma pesquisa da NIA (National Institute on Aging), os exercícios que os idosos devem fazer devem ser focado na resistência, força, equilíbrio e na flexibilidade do corpo. Os exercícios devem ser coordenados com atividades que ajudem a complementar tarefas diárias, além de se vestir.

Foco na resistência

Os exercícios de resistência ajudam a aumentar a respiração e a frequência cardíaca da pessoa. Um dos exercícios simples e de fácil acesso que qualquer idoso pode fazer diariamente para aumentar a sua resistência, é a caminhada.

As caminhadas podem ser sozinhas ou em grupo, o que torna o passeio muito mais divertido. Esses passeios podem ser em diversos locais como nos parques, nas ruas, em seu bairro. O bacana é sempre escolher um local diferente para aproveitar e conhecer também.

Veja também: Exercícios de Propriocepção

Foco na força

Os exercícios que tem como foco a força ajudam a fortalecer a musculatura e a capacidade de independência dos idosos. Um exercício que pode ser feito em grupo e que ajuda a musculatura e pode ser bem divertido, é o das cadeiras.

O jogo consiste em reverter às cadeiras, no qual melhora a força das pernas. Funciona da seguinte forma: cada idoso do grupo tem que se sentar na borda frontal de uma das cadeiras sem braços, com os pés afastados e apoiados no chão e com os braços estendidos em direção ao chão.

Para a atividade não ficar cansativa, pode colocar alguma música para divertir o ambiente, e quando o instrutor da atividade disser para parar, cada idoso deve se levantar lentamente e depois sentar de novo. O objetivo dessa atividade são os movimentos lentos e controlados, o ideal é repetir de 10 a 15 vezes, também dando a chance de o idoso intermediar a atividade em algum momento.

Foco na flexibidade

Os exercícios que melhoram a flexibilidade também podem ser realizados em grupos. Um exemplo de atividade física que eles podem fazer é o idoso estar inclinado para frente e colocando as palmas das mãos na parede, mantendo as costas retas e correndo as mãos na parede até os braços estarem elevados.

Os braços devem ser segurados em cima da cabeça durante alguns segundos. Após isso, eles devem descê-los lentamente, o ideal é que alguém esteja por perto para ele não perder o equilíbrio. Sendo assim, essa atividade pode ser realizada em grupos, formando duplas dentro do grupo para um ajudar o outro.

Foco no equilíbrio

Os exercícios de equilíbrio podem ajudar a terceira idade na prevenção de quedas, melhorando a capacidade do idoso em andar sobre superfícies irregulares e de evitar acidentes.

Para ajudar a melhorar esse equilíbrio existem diversos jogos que podem ser realizados como atividades físicas. O Wii possui vários jogos como o Balance Board, que ajuda no equilíbrio e no equilíbrio de pessoas com Alzheimer. Tem também o Balance Board Tetris, que é um jogo que faz os idosos mudarem o peso da esquerda para a direita, e da frente e para trás para mover os blocos de Tetris.

Acesse também: Prevenção de Quedas em Idosos

 

Deixe um comentário